A coordenação motora na aula de Balé Infantil

Vamos falar sobre coordenação motora nas aulas de balé?

Afinal o que é coordenação motora?


A abordagem que nos debruçaremos é a de duas fisioterapeutas francesas chamadas Suzane Piret e Marie Madeleine Béziers.


Segundo Piret e Béziers (1992), coordenação motora é a organização da execução do ato motor. Esta coordenação permite um equilíbrio entre os grupos musculares antagonistas a partir dos músculos biarticulares, denominados condutores da ação sinérgica.



Através do estudo da anatomia e do corpo em movimento, elas acharam um ponto comum entre o desenvolvimento motor e o desenvolvimento do psiquismo e articularam a sua visão sobre a Coordenação motora.


Esta percepção se vincula ao desenvolvimento cognitivo: à medida em que construo minha personalidade através do meu corpo em movimento aprendo e me desenvolvo em meu meio social. Outro ponto importante é a percepção do corpo como uma unidade, e a ideia de perceber as sensações deste corpo, como ele funciona e se estrutura.

Piret e Beziers desenvolvem esta visão através de um profundo estudo do desenvolvimento da criança desde a gestação.

"todo gesto é carregado de psiquismo"

E como esse conhecimento pode nos inspirar nas aulas de Balé Infantil?

De acordo com esta concepção de Coordenação Motora, faz sentido que a criança sinta-se bem na própria pele, que tenha espaço para se expressar e prazer no movimento. Conhecer a estrutura corporal através das sensações (bolinhas, texturas, tecidos são materiais de suporte!), perceber como está se sentindo naquele dia, sentir a pele; construir a ideia de “dentro e fora”, observar um esqueleto e concretizar o que são os ossos, contato com o outro, atenção na respiração, registros gráficos do próprio corpo, aprender passos respeitando sua limitação articular e muscular são algumas ideias de aplicação prática.


Segunda que vem às 20hs farei uma live no Instagram sobre o abuso psicológico nas aulas de Balé Infantil com a psicóloga Tatiana Kessedjian. Chega mais!


Para quem quer se aprofundar:


COORDENAÇÃO MOTORA E MÉTODO GDS POR ANDRE TRINDADE:

https://www.youtube.com/watch?v=ehk5DG98c_c


Presciliana Straube fala de coordenação motora pela abordagem de Piret & Béziers:

https://www.youtube.com/watch?v=zceK02klrW8&t=374s


. Piret S. e Béziers M-M. A Coordenação motora: aspecto mecânico da organização psicomotora do homem. São Paulo: Summus; 1992.

. Béziers M-M. e Hunsinger Y. O bebê e a coordenação motora: os gestos apropriados para lidar com a criança. São Paulo: Summus; 1994.


. Trindade, André. Gestos de cuidado, gestos de amor- orientações sobre o desenvolvimento do bebê: São Paulo: Summus; 2007.


. Trindade, André. Mapas do corpo: Educação postural de crianças e adolescentes: São Paulo: Summus; 2016.




2 views0 comments

Recent Posts

See All