Vamos falar sobre coordenação motora nas aulas de balé?
Afinal o que é coordenação motora?
A abordagem que nos debruçaremos é a de duas fisioterapeutas francesas chamadas Suzane Piret e Marie Madeleine Béziers.
Segundo Piret e Béziers (1992), coordenação motora é a organização da execução do ato motor. Esta coordenação permite um equilíbrio entre os grupos musculares antagonistas a partir dos músculos biarticulares, denominados condutores da ação sinérgica.
Através do estudo da anatomia e do corpo em movimento, elas acharam um ponto comum entre o desenvolvimento motor e o desenvolvimento do psiquismo e articularam a sua visão sobre a Coordenação motora.
Esta percepção se vincula ao desenvolvimento cognitivo: à medida em que construo minha personalidade através do meu corpo em movimento aprendo e me desenvolvo em meu meio social. Outro ponto importante é a percepção do corpo como uma unidade, e a ideia de perceber as sensações deste corpo, como ele funciona e se estrutura.
Piret e Beziers desenvolvem esta visão através de um profundo estudo do desenvolvimento da criança desde a gestação.
"todo gesto é carregado de psiquismo"
E como esse conhecimento pode nos inspirar nas aulas de Balé Infantil?
De acordo com esta concepção de Coordenação Motora, faz sentido que a criança sinta-se bem na própria pele, que tenha espaço para se expressar e prazer no movimento. Conhecer a estrutura corporal através das sensações (bolinhas, texturas, tecidos são materiais de suporte!), perceber como está se sentindo naquele dia, sentir a pele; construir a ideia de “dentro e fora”, observar um esqueleto e concretizar o que são os ossos, contato com o outro, atenção na respiração, registros gráficos do próprio corpo, aprender passos respeitando sua limitação articular e muscular são algumas ideias de aplicação prática.
Segunda que vem às 20hs farei uma live no Instagram sobre o abuso psicológico nas aulas de Balé Infantil com a psicóloga Tatiana Kessedjian. Chega mais!
Para quem quer se aprofundar:
COORDENAÇÃO MOTORA E MÉTODO GDS POR ANDRE TRINDADE:
Presciliana Straube fala de coordenação motora pela abordagem de Piret & Béziers:
. Piret S. e Béziers M-M. A Coordenação motora: aspecto mecânico da organização psicomotora do homem. São Paulo: Summus; 1992.
. Béziers M-M. e Hunsinger Y. O bebê e a coordenação motora: os gestos apropriados para lidar com a criança. São Paulo: Summus; 1994.
. Trindade, André. Gestos de cuidado, gestos de amor- orientações sobre o desenvolvimento do bebê: São Paulo: Summus; 2007.
. Trindade, André. Mapas do corpo: Educação postural de crianças e adolescentes: São Paulo: Summus; 2016.
Comments